12/04/2024 às 11h58min - Atualizada em 12/04/2024 às 18h00min

A revolução do mercado premium Pet: uma nova era de inovação e sofisticação

Explorando a ascensão do mercado premium pet no Brasil e a inovadora metodologia de Flávio Calmon que está definindo tendências no setor

Abigail B Reis
Baronesa RP
Flávio Calmon I @fccalmon

O mercado premium pet no Brasil tem experimentado um crescimento notável, com marcas de renome como Moschino e Zara expandindo seus portfólios para atender ao público de quatro patas. A demanda por produtos sofisticados e tecnológicos para animais de estimação tem impulsionado o setor, que registrou um aumento de 27% no faturamento, alcançando 51,7 bilhões de reais no ano passado​.

 

O setor vem apresentando um crescimento exponencial nos últimos anos, ultrapassando a marca dos R$ 60 bilhões em 2023 e com previsões de um aumento de 15% entre 2023 e 2024. Dentro desse universo, o segmento premium para pets tem se destacado, oferecendo produtos e serviços de alto padrão que atendem a uma clientela exigente e disposta a investir no bem-estar de seus animais de estimação.

 

O Brasil é o terceiro no ranking que mais consome no setor Pet. De acordo com a Abinpet – Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação – o nosso país representa 4,95% de todo faturamento desse mercado. Ficamos atrás apenas de Estados Unidos (43,7%) e China (8,7%). No total, em todo o mundo, a movimentação financeira em torno dos bichinhos é de US$145 bilhões por ano.

Desde TV Colosso (essa referência é antiga, eu sei), sabemos que os bichos de estimação têm um espaço especial na vida dos brasileiros, somos a segunda maior população de pets do mundo: são 58,1 milhões de cães, 27,1 milhões de gatos, 20,8 milhões de peixes, 41 milhões de aves e mais 2,53 milhões de outras espécies, ao todo: 149,6 milhões de motivos para soltar um “ownnnnn”.

 

O crescimento do mercado de animais de estimação é consequência da mudança cultural da sociedade. Atualmente, o número de casais que decidem não ter filhos ou aqueles que optam por viver sozinhos, cresce no Brasil. Ter um animalzinho para fazer companhia é uma opção. Com isso, os cuidados para melhor, e mais longa vida dos bichinhos, têm sido um impulsionador de negócios. Bigtechs especializadas na saúde animal, como desenvolvimento de vacinas, tratamentos de doenças complexas, nutrição e bem-estar, recebem cada vez mais investimentos e prometem ser, nos próximos anos, um mercado promissor.

 

Nesse contexto de expansão e sofisticação, surge a metodologia de Flávio Calmon, um empreendedor veterano no mercado pet, com mais de 30 anos de experiência. Calmon desenvolveu o Modelo de Negócios Lux Dog (MNLD), uma abordagem inovadora focada no mercado de banho e tosa canino, que tem chamado a atenção por sua proposta diferenciada e adaptada às necessidades do segmento premium.

 

"O MNLD nasceu da necessidade de oferecer um serviço de alto padrão para cães de raças específicas, de pequeno porte, que frequentam o salão em média quatro vezes por mês. Nosso foco está no bem-estar, diversão e beleza do animal, com uma abordagem que minimiza o medo e o estresse durante o atendimento," explica Flávio Calmon.

 

A metodologia se destaca por incluir um day care, onde os cães podem ficar soltos enquanto aguardam o atendimento, e pelo uso de produtos e equipamentos tecnológicos avançados, como a photonterapia e cromoterapia, garantindo um cuidado especializado para o pêlo e a pele dos cães.

 

Além disso, Calmon enfatiza a importância de um atendimento personalizado, um diferencial cada vez mais valorizado no mercado pet, conforme apontam as tendências para 2024. "A personalização do serviço é fundamental para fidelizar nossos clientes. Conhecer as preferências e necessidades de cada animal é parte do nosso compromisso com a excelência," acrescenta o empreendedor.

 

O sucesso do MNLD no salão Lux Dog e sua adoção por outros empresários do setor comprovam a viabilidade e o potencial de crescimento desse modelo de negócio no mercado premium para pets. Com o Brasil ocupando a terceira posição no ranking mundial do mercado pet, a metodologia de Calmon apresenta uma oportunidade diferenciada para empreendedores interessados em investir em um segmento em constante expansão.

 

Sobre Flávio Calmon


Flávio Calmon é um nome de destaque no mercado pet brasileiro. Com mais de 30 anos de experiência, ele desenvolveu o Modelo de Negócios Lux Dog (MNLD), uma abordagem inovadora para o setor de banho e tosa. O MNLD se baseia no bem-estar, diversão e beleza dos cães, com uma metodologia "no fear" e "low stress". Além disso, Calmon tem uma formação técnica em tricologia pela academia Brasileira de Tricologia e o Instituto Tricus em Brasília, bem como uma formação técnica em uma escola de cabeleireiro (Embeleze) nos anos de 2011 e 2012. Com mais de 10 anos de experiência treinando equipes de banho e tosa em Brasília e Goiânia, Calmon utilizou sua expertise e estudo aprofundado sobre pele, pelo e cosméticos para criar seu método, focado no cuidado preventivo do pelo e na beleza do animal. Isso traz lucratividade, bom relacionamento com o dono do cão e a equipe, promovendo baixo estresse, mais eficiência e motivação no trabalho, problemas comuns em salões de banho e tosa convencionais. Calmon também se dedica à formação de profissionais através do curso "Profissão Dog Washer", certificado pelo MEC. Sua visão empreendedora oferece uma nova perspectiva para o crescente mercado pet no Brasil. Mais informações acesse @fccalmon
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpet.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp