16/04/2024 às 10h46min - Atualizada em 16/04/2024 às 18h00min

Vermifugação em cães: desvendando mitos, verdades e sua interferência no bem-estar

Os cães estão, frequentemente, suscetíveis a infestações parasitárias que podem afetar sua saúde

Graziele Oliveira
FREEPIK
Vermifugar animais de estimação é essencial para garantir sua saúde e bem-estar a longo prazo. No entanto, muitas vezes, mitos e concepções distintas comprometem a importância desse procedimento. “Os tutores precisam reconhecer a relevância desse cuidado para os pets. Entre eles, está o fato de que, além de protegê-los dos parasitas, a vermifugação evita que outras doenças possam surgir”, explica a médica-veterinária Suzana Melo, da Pearson Saúde Animal.
Embora os sintomas visíveis da infestação por vermes – perda de peso, vômitos e diarreia – possam alertar os tutores sobre a presença de parasitas, é importante reconhecer o que nem sempre é evidente. “Parasitas intestinais podem estar presentes, mesmo quando os animais parecem saudáveis, representando risco à sua saúde”, explica a especialista.  
“É fundamental saber que os vermes no trato gastrointestinal não afetam apenas o sistema digestivo do animal. Infestações parasitárias podem levar a complicações graves, afetando o sistema imunológico, causando anemia, prejudicando órgãos vitais sendo potencialmente fatais em casos extremos”, esclarece Suzana.
Um dos mitos comuns é a preocupação com os possíveis efeitos colaterais dos vermífugos. “Quando administrados corretamente, eles são seguros e eficazes para eliminação dos parasitas. É essencial seguir as dosagens recomendadas pelo médico-veterinário e estar cientes de qualquer reação adversa, comunicando imediatamente com um especialista em caso de dúvidas ou mudanças de comportamento dos pets”, completa a especialista da Pearson.
A Pearson Saúde Animal disponibiliza em seu amplo portfólio Helmiben®, um vermífugo que se destaca como giardicida com eficácia comprovada em estudos. Composto por febantel, pirantel e praziquantel, além de tratar e prevenir infestações por vermes redondos, como Ancylostoma spp, Trichuris vulpis e Toxocara spp, e vermes chatos, como Dipylidium caninum, o produto também combate protozoários, como Giardia spp. Sua eficácia, segurança e comprovação científica o tornam uma solução essencial para a saúde intestinal dos cães, se destacando como um diferencial importante no mercado de vermifugação.
“Além de priorizar a eficácia do tratamento em cães, precisamos abordar a importância da vermifugação na perspectiva da saúde pública, especialmente considerando o risco de contaminação em humanos”, explica Suzana. A transmissão de parasitas intestinais de animais para pessoas é uma preocupação. A falta de controle adequado desses parasitas não apenas compromete a saúde dos animais, mas também aumenta a probabilidade de infecções em seres humanos, especialmente em ambientes onde há contato próximo entre humanos e animais de estimação, como em residências e parques.
“Helmiben® conta com combinação eficaz de três antiparasitários com diferentes mecanismos de ação, oferecendo proteção contra diversos parasitas em cães. Sua capacidade de abordar múltiplos tipos de parasitas o torna uma opção confiável para garantir que os cães estejam protegidos contra infecções”, finaliza Suzana Melo.
Sobre a Pearson
A Pearson Saúde Animal, com mais de um século de experiência, adota o conceito de saúde única, que reforça a visão de saúde animal e a humana como codependentes. A empresa oferece um rico portfólio que inclui a pioneira Creolina, referência em desinfecção de ambientes e no controle de epidemias de saúde pública. Além do mais, a Pearson expandiu suas atividades para o mercado de animais de companhia em 2021, com a aquisição de licenças do laboratório Labgard, e inaugurou o Laboratório Gama em Itapevi (SP), considerado passo fundamental para se colocar entre as 10 maiores empresas do ramo de saúde animal. Para mais informações, visite o site https://pearsonsaudeanimal.com/.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpet.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp