Os animais de estimação sempre fizeram parte das famílias brasileiras, mas nos últimos anos os tutores estão cada vez mais atentos aos cuidados e tratamentos para melhorar e prolongar a vida dos fiéis companheiros. Essa tendência é uma boa notícia para os empreendedores com interesse em investir nesse setor.
Levantamento do Sebrae aponta que o ramo de lojas de animais e pet shops foi um dos mais buscados como Ideia de Negócios em 2022. Uma das respostas para esse sucesso é que o Brasil é o 3º do ranking mundial na população total de animais de estimação, de acordo com a ABINPET.
Esse já era um mercado que crescia a percentuais acentuados e a pandemia de Covid-19 turbinou esse aquecimento: as adoções de pets aumentaram 300%. As famílias com filhos queriam um bicho para entreter as crianças confinadas e os moradores solitários procuravam um animal para fazer companhia.
Segundo estudo do Sebrae, a primeira metade de 2022 contabilizou mais de 18 mil empresas abertas nas atividades voltadas ao comércio varejista de animais vivos e artigos e alimentos para animais de estimação, higiene, alojamento, embelezamento e varejo de medicamentos veterinários.
Surfando neste movimento está a Mabeco, uma empresa dedicada à produção de alimentação natural para animais de estimação. A veterinária e fundadora da do negócio, Daniela Máximo, compartilha que a inspiração veio também de uma experiência pessoal com sua Shih Tzu, que viveu por mais de duas décadas sob uma dieta caseira e balanceada.
"A qualidade da alimentação pode fazer uma grande diferença na saúde e longevidade dos nossos pets", afirma Daniela.
Hoje, a Mabeco produz cerca de 900 quilos de alimento natural por mês e já estabeleceu um ponto de venda em Marília.
A empresa também se adapta às tendências digitais, oferecendo entregas por aplicativos como iFood e um sistema de assinaturas que facilita o acesso dos consumidores a esses produtos.
Além disso, o nome "Mabeco", inspirado em uma espécie de cão selvagem da África conhecido por seu comportamento sociável e protetor, reflete a filosofia da empresa.
"Escolhemos esse nome porque ele representa a dedicação e o cuidado que colocamos em cada receita que preparamos. Nossos alimentos são feitos como se fossem para um humano, com ingredientes selecionados e um preparo meticuloso", explica Daniela.
O crescimento do mercado pet no Brasil demonstra o potencial deste setor para os próximos anos, atraindo cada vez mais empreendedores e investidores interessados em aproveitar essa tendência crescente de cuidado e bem-estar dos animais de estimação.
Com informações do Sebrae
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARCUS ANTONIO LOPES DE SANTANA JUNIOR
[email protected]