06/08/2024 às 14h41min - Atualizada em 07/08/2024 às 20h00min

Mercado pet cresce em diversas frentes

Dados do Sebrae mostram que ramo é um dos mais buscados para quem deseja empreender

MARCUS SANTANA
www.agenciasucellus.com
brixiv por Pixabay

Os animais de estimação sempre fizeram parte das famílias brasileiras, mas nos últimos anos os tutores estão cada vez mais atentos aos cuidados e tratamentos para melhorar e prolongar a vida dos fiéis companheiros. Essa tendência é uma boa notícia para os empreendedores com interesse em investir nesse setor. 

 

Levantamento do Sebrae aponta que o ramo de lojas de animais e pet shops foi um dos mais buscados como Ideia de Negócios em 2022. Uma das respostas para esse sucesso é que o Brasil é o 3º do ranking mundial na população total de animais de estimação, de acordo com a ABINPET.

 

Esse já era um mercado que crescia a percentuais acentuados e a pandemia de Covid-19 turbinou esse aquecimento: as adoções de pets aumentaram 300%. As famílias com filhos queriam um bicho para entreter as crianças confinadas e os moradores solitários procuravam um animal para fazer companhia. 

 

Segundo estudo do Sebrae, a primeira metade de 2022 contabilizou mais de 18 mil empresas abertas nas atividades voltadas ao comércio varejista de animais vivos e artigos e alimentos para animais de estimação, higiene, alojamento, embelezamento e varejo de medicamentos veterinários.

 

Surfando neste movimento está a Mabeco, uma empresa dedicada à produção de alimentação natural para animais de estimação. A veterinária e fundadora da do negócio, Daniela Máximo, compartilha que a inspiração veio também de uma experiência pessoal com sua Shih Tzu, que viveu por mais de duas décadas sob uma dieta caseira e balanceada.

 

"A qualidade da alimentação pode fazer uma grande diferença na saúde e longevidade dos nossos pets", afirma Daniela.

 

Hoje, a Mabeco produz cerca de 900 quilos de alimento natural por mês e já estabeleceu um ponto de venda em Marília. 

 

A empresa também se adapta às tendências digitais, oferecendo entregas por aplicativos como iFood e um sistema de assinaturas que facilita o acesso dos consumidores a esses produtos.

 

Além disso, o nome "Mabeco", inspirado em uma espécie de cão selvagem da África conhecido por seu comportamento sociável e protetor, reflete a filosofia da empresa.

 

"Escolhemos esse nome porque ele representa a dedicação e o cuidado que colocamos em cada receita que preparamos. Nossos alimentos são feitos como se fossem para um humano, com ingredientes selecionados e um preparo meticuloso", explica Daniela.

 

O crescimento do mercado pet no Brasil demonstra o potencial deste setor para os próximos anos, atraindo cada vez mais empreendedores e investidores interessados em aproveitar essa tendência crescente de cuidado e bem-estar dos animais de estimação.

 

Com informações do Sebrae


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARCUS ANTONIO LOPES DE SANTANA JUNIOR
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpet.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp