23/10/2023 às 11h34min - Atualizada em 24/03/2024 às 02h35min

Suinocultura sofre com prejuízos econômicos por influência da pasteurelose

Suinocultura sofre com prejuízos econômicos por influência da pasteurelose

Irvin Dias Costa de Souza Garcia
Livre
A suinocultura enfrenta um desafio com as doenças respiratórias causadas por diferentes bactérias, como Actinobacillus pleuropneumoniae, Haemophilus parasuis e Pasteurella multocida. Esta última é responsável pela pasteurelose suína, infecção no trato respiratório dos animais. "Esse micro-organismo aproveita-se de infecções primárias, como a pneumonia enzoótica ou a síndrome respiratória, para agir. A partir disso, causa importantes danos pulmonares aos animais da granja", informa o médico-veterinário Guilherme Moura, doutor em ciência animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e gerente técnico de animais de produção da Vetoquinol Saúde Animal.

Moura explica que a pasteurelose impõe dificuldades respiratórias aos animais infectados, além de provocar uma série de lesões nos seus pulmões. "O prejuízo econômico é grande. Essa doença pressiona bastante os custos de produção dos suínos. A partir da infecção, há gastos com medicamentos e desaceleração no desenvolvimento dos animais, além do baixo aproveitamento no momento da comercialização da carne. É possível citar até mesmo a maior probabilidade de morte na fase de terminação", alerta o especialista.

“Os produtores devem ficar muito atentos à higiene dos locais onde os animais vivem para reduzir a possibilidade de contaminação", recomenda Guilherme Moura. A bactéria está naturalmente presente nas mucosas dos animais. Porém, algumas condições – como estresse por transporte ou manejo, bem como o frio e o clima chuvoso, como o do início da primavera – aumentam a probabilidade da manifestação do agente infeccioso.

Os sinais clínicos da pasteurelose suína envolvem febre, corrimento nasal e pneumonia, tosse e emagrecimento. Para o eficaz combate da enfermidade, a Vetoquinol Saúde Animal desenvolveu Forcyl®, antibiótico composto por 16% de marbofloxacina. O medicamento atua de forma eficiente em cepas sensíveis de Actinobacillus pleuropneumoniae, Haemophilus parasuis e Pasteurella multocida. Forcyl® destaca-se pela ação rápida, pois apenas uma dose é necessária para a melhoria do quadro dos animais.”

Sobre a Vetoquinol        
A Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Com expertise global ao longo de mais de 85 anos e no Brasil, onde atua há mais de 10 anos, a empresa possui sede administrativa em São Paulo (SP) e planta fabril em Aparecida de Goiânia (GO), bem como distribuição de seus produtos para todos os estados brasileiros. Como um grupo independente, projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos, destinados à produção animal (bovinos e suínos), a animais de companhia (cães e gatos) e a equinos. Desde sua fundação, em 1933, na França, a empresa combina inovação com diversificação geográfica. O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de soluções associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a Clarion Biociências, ocorrida em abril de 2019. A Vetoquinol gera mais de 2,3 mil empregos e está listada na bolsa de valores Euronext Paris desde 2006 (com o símbolo VETO). A Vetoquinol conta ainda com Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) formado por profissionais da área veterinária para auxílio aos clientes. A ligação é gratuita - 0800 741 1005. Para mais informações, acesse: www.vetoquinol.com.br.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalpet.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp